11 fev 2014

Projeto Coração Materno: por uma maternidade em rede

Post por Isabela Kanupp às 10:55 em Sem categora

 

 

1899956_496941043740323_1384145391_n

Hoje eu quero apresentar uma iniciativa minha e da Ananda Etges, do blog Projeto de Mãe. Trata-se do projeto Coração Materno, inspirado na campanha norte-americana Stop the Mommy Wars (ou, em português, pare com a guerra entre as mães).Nosso objetivo é mostrar que as pequenas guerras da maternidade, como parto normal x cesárea, amamentação x leite artificial, entre tantas outras, só nos enfraquecem como grupo. A ideia é fazer com que as pessoas entendam que cada mulher tem o seu contexto e que isso a conduz para determinadas escolhas.
Queremos promover debates construtivos e argumentações embasadas, sem julgamentos vazios que apenas enfraquecem nossas verdadeiras batalhas, que devem ser contra o sistema. E que sistema é esse? O sistema que encaminha milhares de mulheres para uma cesárea por conveniência médica ou do convênio. Sistema que não oportuniza alternativas para a mulher que amamenta e é sufocada no fim da licença maternidade. Sistema que não fornece informação de qualidade, que endossa uma mídia segmentada ancorada em interesses comerciais. Enfim, sistema que molda decisões e tem influência na nossa liberdade de escolha, que deveria ser pautada em primeiro lugar por vontades particulares e oportunidades iguais, mas também em evidências científicas e recomendações que visam o bem e a qualidade de vida da mãe e do bebê ou criança.
Vamos parar de julgar umas as outras e manter uma postura de respeito e empatia. Vamos parar de apontar dedos e buscar sentimentos de fraternidade e irmandade. Vamos nos empoderar para poder decidir com base nos nossos desejos íntimos, mas munidas de informações e evidências.
Bom, mas como será o projeto na prática? Ele será composto, inicialmente, por um vídeo colaborativo e uma blogagem coletiva.

Vídeo colaborativo

O vídeo será feito com depoimentos de diversas mulheres, blogueiras ou não, que tiverem interesse. O objetivo é mostrar vários pontos de vista sobre a maternidade, mas que não nos fazem nem melhores, nem piores, nem mais, nem menos, apenas diferentes.
Para participar: grave quatro ou cinco frases com um intervalo de pelo menos 3 segundos entre uma e outra no estilo “Eu tive 2 partos normais”, “Eu faço cama compartilhada”, “Eu parei de trabalhar para me dedicar exclusivamente aos meus filhos”,… Enfim, as frases devem começar com “eu” e relatar algo da sua experiência pessoal como mãe.
A gravação pode ser feita com câmera digital ou até com um celular com boa qualidade de vídeo. Procure gravar em um lugar bem iluminado e sem interferências sonoras.
Depois de pronto, o vídeo deve ser enviado para o email projeto@coracaomaterno.com.br ou colocado no YouTube em modo privado. Caso opte por colocar no YouTube, mande o link de acesso para o nosso email.
O prazo para envio do vídeo individual é dia 16 de fevereiro, domingo. O lançamento do material coletivo e editado pela gente será na quarta, dia 19.


Blogagem coletiva


Optamos por não marcar uma data exata para a blogagem, pois sabemos que nem sempre sobra um tempo para escrever. Além disso, queremos abranger o maior número de blogueiras possível, então talvez algumas pessoas fiquem sabendo da movimentação quando os primeiros posts sobre o assunto forem publicados e assim sintam-se motivada a escrever.
De tal forma, a blogagem vai ter início na quinta, 20 de fevereiro, e se estende até o sábado, 22. Quem participar pode nos enviar o link através do email projeto@coracaomaterno.com.br que no domingo, 23, vamos fazer uma lista destacando todos os blogs participantes.
Os textos da blogagem podem ser pontuados a partir de diversos aspectos que envolvam a “guerra entre as mães” e nosso direito de escolha. No entanto, escolha não baseada no discurso “cada mãe sabe o que faz para o seu filho” ou “culpa não”, pois nossa percepção é de que o buraco é mais embaixo.
A questão é que temos poucas ou, às vezes, nenhuma escolha. Então, nós buscamos dar uma sacudida e mostrar que por trás da tal “guerra das mães” estão empresas e todo um sistema que prefere as mães assim, alienadas e se matando. Além disso, nosso movimento visa promover a união para que exista troca de informações, experiências e empoderamento mútuo.

E aí, topa participar? Vem refletir com a gente!
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Projeto de Mãe é um blog sobre maternidade e outras histórias escrito por Ananda Etges.
Para Beatriz é um blog de maternidade por um viés feminista escrito por Isabela Kanupp.

5 comentários para "Projeto Coração Materno: por uma maternidade em rede" | Adicione o seu »

  1. fev 11, 2014 @ 12:20 {Responder}

    oi, Isabella! Li sobre isso no mamatraca e adorei a ideia!! Muito boa a iniciativa de vcs!! Eu já tinha visto o video americano e achei o máximo…tava mais do que na hora de copiarmos o bom exemplo! Em outras palavras, falei disso ontem no blog. E como vcs mesmas expuseram, não se trata de movimento sem culpa, porque tb acho que o buraco é mais embaixo!!
    Bjinhos!
    P.S.: tentarei criar coragem para falar em um video…HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  2. fev 20, 2014 @ 10:44 {Responder}

    […] Projeto Coração Materno é uma iniciativa de: […]

  3. fev 21, 2014 @ 15:58 {Responder}

    […] o texto responde ao chamado do projeto Coração Materno e a proposta é falar sobre nossas escolhas em termos de maternagem. É sempre muito complicado […]

  4. fev 22, 2014 @ 15:34 {Responder}

    Oi, Isa. Adorei a proposta. Descobri hoje lendo o seu belo post sobre as escolhas das mães. Escrevi o meu também, para participar da blogagem. O link está aqui: http://barrigadebebe.com/2014/02/22/ela-e-eu/ Espero que gostem. Um abraço, Alessandra.

  5. fev 23, 2014 @ 19:01 {Responder}

    […] converse e o mais importante: respeito! ******* Este post sofreu um upgrade e agora participa do Projeto Coração Materno: por uma maternidade em rede, criado pela Isa Kanupp, do blog Para Beatriz e pela Ananda Etges, do blog Projeto de […]

Deixe um comentário





  • * obrigatório

Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/parabeatriz/www/wp-includes/functions.php on line 3327