12 mai 2014

Dica de desenhos e filmes infantis: Protagonistas Negros

Post por Isabela Kanupp às 11:30 em Livros e Filmes

 

Em fevereiro minha filha não sabia o que era uma pessoa negra e só então eu percebi que existem pouquíssimas referências na vida dela sobre o que é ser negra. Motivada por isso, comecei a procurar livros infantis com protagonistas negros, e então fiz um texto reunindo o que consegui encontrar (aqui você encontra a parte I e a parte II).
Os textos tiveram bastante aceitação, muitas páginas divulgaram e muitas pessoas – alguns escritores e editoras – me procuraram depois disso. Particularmente foi uma experiência muito bacana, apesar de dar um trabalho fazer esse tipo de texto – tem toda a pesquisa e organizar o texto – é muito gostoso, porque a gente vê que é algo realmente importante.

Pelo mesmo motivo, hoje reúno aqui algumas dicas de desenhos e filmes infantis com protagonistas negros. 

 

Kiriku

  Kiriku ou Kiriku e a Feiticeira é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Michel Ocelot. Retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres

Esse é muito sucesso aqui em casa, já assisti muitas vezes – muitas vezes MESMO! – e não tem como enjoar. É uma história linda e que tem muitos ensinamentos valiosos para as crianças.
Não tem como não amar Kiriku.

Tem disponível no youtube as duas partes: Kiriku e a Feiticeira e Kiriku e os Animais Selvagens.

Cena do filme Kiriku e a Feiticeira.

Cena do filme Kiriku e a Feiticeira.

 

Milly e Molly

Milly: A pele escura, o cabelo preto encaracolado e os olhos cor de café de Milly contrastam com a aparência de sua melhor amiga, Molly. No entanto, estas meninas de cinco anos têm muita coisa em comum: seus gatos, o amor pelo mesmo livro e a paixão pela cor amarela. Milly é muito segura, esbanja confiança e, por conta disso, costuma ser a líder da dupla. Cheia de ideias, é também a mais aventureira, mas nunca é mandona ou arrogante. Milly sempre leva em consideração as opiniões de sua amiga.

 

O que eu mais gosto é que a Milly é exatamente assim, o que eu acredito ser uma referência muito positiva para as meninas. Infelizmente por passar no Discovery Kids o desenho fica restrito para quem tem tv por assinatura. Porém, com certeza é fácil encontrar episódios online.
No site do Discovery Kids é possível encontrar algumas informações sobre o desenho e acompanhar a programação. :)

millyemolly

 

Super Why: Princesa Ervilha 

 Princesa Ervilha (Princesa Pea no original) – Ela é uma menina de descendência bi-racial que usa um vestido de princesa de lavanda e adora dançar. Seus pais são protagonista do conto A Princesa e a Ervilha de Hans Christian Andersen.

Esse desenho é muito bacana e a Princesa Ervilha é uma das personagens preferidas aqui em casa. O mais legal é que não fica preso no estereótipo de princesa.
Infelizmente também passa no Discovery Kids o que fica limitado a quem tem tv por assinatura, porém com certeza deve haver alguns episódios online.  No site do Discovery Kids também da para encontrar algumas informações do desenho e da Princesa Ervilha.

princesa ervilha

 

 Doutora Brinquedos

Desde a sua estréia em março 2012, a Doutora  Brinquedos tem atraído a atenção mundial por seu personagem  de uma memina  que dirige uma clínica para seus bichos de pelúcia e brinquedos no quintal da sua casa.  A menininha  aspira  ser uma médica, assim como sua mãe.

A “Doutora  Brinquedos” também provocou um movimento social  inspirando um grupo de mulheres negras médicas americanas a  iniciar um “movimento” chamado  “We Are Doc McStuffins” (Nós somos Doutora  Brinquedos). Vendo um reflexo de si mesma  no personagem  da Doutora  Brinquedos e a oportunidade para inspirar jovens, o grupo cresceu para formar o Artemis Medical Society, uma organização de mais de 2.500 médicas negras  e estudantes de medicina de todo o mundo.

Quem me contou da Doutora Brinquedos foi a minha filha. Ao ser questionada se nos desenhos que ela assistia tinha alguma menina negra. Daí fui pesquisar e infelizmente se encontra pouquíssimas coisas em relação ao desenho. Não sei se ainda passa, mas passava no canal Disney Junior, ou seja, mesmo problema da maioria é um canal da TV por assinatura. Da mesma forma, com certeza deve encontrar alguns episódios no youtube.

Doutora Brinquedos

Como já disse no texto dos protagonistas negros em livros infantis, isso deveria ser algo natural na vida das crianças, não deveríamos ter que abrir o debate para descobrir possíveis livros com protagonistas negros, não deveríamos ter que pesquisar para encontrar desenhos com protagonistas negros, não deveríamos ter que procurar comerciais onde apareçam crianças negras. Enfim, é uma questão que devemos problematizar e esse é um dos momentos que notamos como racismo é algo enraizado.
Assim como disse no texto dos livros infantis, não me sinto apta para me aprofundar no assunto, pois não sou uma pessoa negra. Sou uma mulher branca. Sou empática, luto para a desconstrução do racismo em mim e em quem está ao meu redor, mas o protagonismo não é – e nem pode ser – meu.

Abro aqui o espaço para quem quiser falar do assunto, ficar a vontade que o espaço tem. Graças ao artigo dos livros infantis, conheci Carolina que escreveu um Guest Post sobre a Importância de referências positivas para as crianças no combate ao racismo. E estão todos convidados a escrever sobre o que quiserem em relação a isso e publico aqui no blog como forma de guest post. :)

 

 

Provavelmente há outros desenhos e filmes infantis com protagonistas negros, fiquem a vontade para deixar nos comentários e eu vou acrescentando. 

 

 

 

40 comentários para "Dica de desenhos e filmes infantis: Protagonistas Negros" | Adicione o seu »

  1. Lorena
    mai 12, 2014 @ 13:03 {Responder}
  2. Ovídio
    mai 12, 2014 @ 17:15 {Responder}

    Muito legal. Agradeço em nome das crianças negras que tanto carecem de referenciais.

  3. mai 13, 2014 @ 09:47 {Responder}

    Não é desenho nem filme, mas uma sketch de programa infantil, o Vila Sésamo https://www.youtube.com/watch?v=zIdyfM0AEDg sobre a valorização do cabelo negro.

  4. Otavio
    mai 13, 2014 @ 09:51 {Responder}

    Parabéns pela matéria! O mundo clama e implora por seres humanos com a sua conscientização, igualdade e amor ao próximo. Obrigado

  5. mai 13, 2014 @ 12:46 {Responder}

    […] Dica de desenhos e filmes infantis: Protagonistas Negros […]

  6. irani amaro
    mai 13, 2014 @ 23:08 {Responder}

    Tem também o Litle Bill, Pequeno Bill da Nick jr http://www.youtube.com/watch?v=drs8eybceZY e o sid o Cientista que tem uma mistura de raças. http://www.youtube.com/watch?v=drs8eybceZY

  7. mai 14, 2014 @ 15:28 {Responder}

    A Dra. Brinquedos tem no Netflix! Ok é um serviço pago, mas muita gente tem Netflix e não tem tv à cabo…

  8. Jardson Prado
    mai 15, 2014 @ 23:03 {Responder}

    faltou a DORA AVENTUREIRA e o primo dela DIEGO
    ótimos desenhos educativos, e tem DVD’s,
    além de passar na tv por assinatura,
    em suas aventuras, ensinam algumas palavras em inglês, o Diego sempre apresenta um animal diferente.
    Meu filho ama os dois

  9. mai 23, 2014 @ 10:59 {Responder}

    O Júlio do cocoricó tem um primo negro, o João.
    Tem também lindíssimo filme Azur e Azmar (do mesmo criador de Kiriku).

    • Isabela Kanupp
      mai 23, 2014 @ 11:49 {Responder}

      Consuelo, muito obrigada pela sugestão!

  10. Maria Amélia
    mai 23, 2014 @ 17:48 {Responder}

    Muito obrigada pela contribuição.

  11. Eric Paiva
    mai 23, 2014 @ 18:44 {Responder}

    Tem o Zarafa ;ˆ)

  12. Lúcio José Ferreira Santana Rio de Janeiro
    mai 23, 2014 @ 21:06 {Responder}

    OLÁ… TEM UM VÍDEO INFANTIL MUITO BOM QUE TRATA DE VALORES INFANTIS E A PROTAGONISTA É UMA MENININHA NEGRA E ADOTADA CHAMADA MEG E SEU MELHOR AMIGUINHO MIG É BRANCO… VALE APENAS VER…
    http://youtu.be/7vR8-Mp28ZA
    http://youtu.be/lNFNoM8S9sc

  13. REGINA
    mai 24, 2014 @ 14:17 {Responder}

    POLLy uma lição de Amor. http://www.youtob.com- criei minhas meninas vendo este filme numa época que nada tinhamos, um clássico

  14. Priscila
    mai 25, 2014 @ 16:58 {Responder}

    Tem o lanterna verde negro na liga da justiça, o super choque, o João primo do Julio, a princesa e o sapo da disney. Esses postados tbm ja conhecia e gosto muito de assistir com meus filhos, Mas gostaria mesmo que houvesse mais, na Discovery kids mesmo tem o programa Esconderijo secreto que não tem nenhuma criança negra, nem na primeira, nem na segunda geração, até tentei mandar um email para emissora mas ainda não consegui nenhum contato. Outra coisa que tenho muita dificuldade de encontrar são livros com historias infantis com personagens negros por favor se tiver alguma dica eu gostaria de receber, grata.
    Priscila

  15. Fabiana
    mai 26, 2014 @ 19:25 {Responder}

    Olá, gostei muito da matéria. Gostaria de saber se você poderia me indicar algum desenho/filme que retrate algum mito de criação do universo e do homem, que seja de alguma etnia africana. Pois, gostaria de trabalhar com meus alunos as diferentes visões sobre a criação do universo/homem.

    • Isabela Kanupp
      mai 26, 2014 @ 19:31 {Responder}

      Fabiana, tudo bem? Vou procurar algo a respeito e te respondo. Você tem algum e-mail para contato?

      Obrigada.

  16. Edimeia Rodrigues
    mai 28, 2014 @ 22:29 {Responder}

    Adorei as dicas! Sou professora de educação infantil, trabalho em creche de rede pública e gosto muito de contar a história do livro “Menina bonita do laço de fita” para as crianças, inclusive, montamos a personagem com reaproveitamento de caixas e a boneca ficou maravilhosa! As crianças acabaram com ela de tanto brincar… Vou fazer outra e vou postar, ok?

  17. Danae
    mai 29, 2014 @ 20:01 {Responder}

    Tem um livro lindo, “Akissi: O Ataque dos Gatos”, da Atica, que conta histórias de uma menininha da Costa do Marfim. São 7 contos, em quadrinhos. Meu filho adorava.

  18. Gabriela Aranha
    mai 30, 2014 @ 18:50 {Responder}

    Olá! Do mesmo mesmo criador de Kiriku tem o “Príncipes e princesas”. Gosto especialmente desse por ser um desenho de sombras em que as histórias fogem complemente do comum! Tem até ‘príncipe’ preferindo bruxa!
    Infelizmente muitos desenhos apresentam os personagens negros sempre como secundários, terciários …. Como alguns exemplos que o pessoal citou =( Será que ao negro não cabe um papel principal?

  19. Letícia Brito
    jun 17, 2014 @ 02:02 {Responder}

    o Super Choque!!!

  20. luis
    jun 17, 2014 @ 12:59 {Responder}

    o curioso é que todos esses desenhos foram produzidos por brancos

  21. dulce
    jun 18, 2014 @ 13:46 {Responder}

    Alguns livros legais; O Cabelo de Lelê – Tanto, tanto – MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

  22. Melissa
    jun 18, 2014 @ 16:02 {Responder}

    Muito bom! Acrescento Charlie e Lola, com a personagem negra Lotta.

  23. Aline
    jun 19, 2014 @ 09:39 {Responder}

    Fico feliz que 3 dos 4 exemplos minha filha já vê. O primeiro, o filme Kiriku, eu vou procurar. Parece lindo. O Doutora Brinquedos ainda passa no Disney Junior, sim.

  24. Neide Lopes
    jun 19, 2014 @ 18:49 {Responder}

    QUe bom que vc tem esta preocupação, assim não fica só para nós mulheres negras e diversifica…Obrigada por ampliar a vida ensinando a sua filha do modo mais lúdico as diferenças…Tento fazer isto com minha pequena Ayana sempre.

    • Isabela Kanupp
      jun 20, 2014 @ 02:14 {Responder}

      Neide, muito obrigada! Acredito que o combate ao racismo cabe a todos e ensinar os pequenos desde cedo a ver e entender as diferenças é parte fundamental desse combate.
      Abraços.

  25. Fátima Santos
    jun 19, 2014 @ 21:47 {Responder}

    Adorei a dica o meu sobrinho de 6anos estar curtido muito Kiriku. Obrigada

    • Isabela Kanupp
      jun 20, 2014 @ 02:13 {Responder}

      Fátima, Kiriku é lindo demais e toda criança se apaixona por ele! <3
      Abraços.

  26. jun 19, 2014 @ 22:26 {Responder}

    Tem um livrinho que eu trabalhava em sala de aula e meus aluninhos gostavam muito. O nome do livro é Pretinho: Meu Boneco Querido. História de Maria Cristina Furtado e ilustrações de Carlos Brito. Você conhece?

    • Isabela Kanupp
      jun 20, 2014 @ 02:13 {Responder}

      Sônia, não o conheço! Vou procura-lo! Muito obrigada pela sugestão!
      Abraços

  27. veronica Pedro
    jun 26, 2014 @ 16:33 {Responder}

    Parabéns,
    Super recomendo, kiriku é belissimo, os demais já conheço pq fui a busca tenho uma filha de 5 anos depois dela descobrir como é difícil encontrar livros, dvd’s,filmes bonecas etc. para criança negras, sem falar que todos o filme citado acima é ótimo para q desde cedo possamos trabalhar sua afirmação diante de uma sociedade racista…
    como dica:
    Livros:
    o cabelo de cora
    Meninas negras,
    Lulu vai a Biblioteca

  28. jul 08, 2014 @ 15:08 {Responder}

    […] pelo menos algumas horas. Aqui vale dizer: assista junto! Aproveite a oportunidade para apresentar desenhos e filmes que sejam positivos, tente fugir do […]

  29. Dana
    set 27, 2016 @ 08:47 {Responder}

    “LEGO Friends Girlz 4 Life” ( http://filmesonlinegratis.club/4674-lego-friends-girlz-4-life-2016.html ) é um excelente exemplo de amizade de pessoas com cor de pele diferente …

  30. Fernanda
    fev 23, 2017 @ 22:12 {Responder}

    Os dois filmes do Kiriku nao ta mais disponivel no you tube, consigo encontrar com algum outro nome ou referencia???

  31. mai 24, 2017 @ 00:50 {Responder}

    Olá, bom dia. Conheci seu blog lendo artigos feministas de outros sites que apontaram para mais conteúdo de defesa à dignidade das mulheres aqui em seu blog, e acabei caindo no assunto racismo por tabela. Tudo se interliga, de uma certa forma, pois é tudo discriminação no fim das contas, dessa sociedade doente na qual vivemos. Não sou mulher, mas sou negro, e acima de tudo, sou ser humano. E é pela igualdade entre os seres humanos que eu milito, independente da discriminação a ser combatida vir da questão de gênero, raça ou qualquer outra. Sobre o racismo, hoje em dia até há personagens negros na maioria das produções, mas sempre em posições secundárias ou subalternas, infelizmente… difícil ver um negro como protagonista principal. Dos desenhos animados que são conhecidos, o único que me lembro é o já mencionado “Superchoque” da DC Comics, onde o herói principal é negro. Há no mesmo universo da DC o lanterna verde John Stewart, que é negro, mas não é personagem principal, apenas integra a equipe. A nossa briga de foice contra as desigualdades vai longe ainda infelizmente, numa sociedade guiada por valores patriarcais, heteronormativos, “branconormativos” e segregacionista sob todos os aspectos que se analise. Parabéns pela sua iniciativa, não apenas se preocupando com a peculiaridade de sua filha até então não saber o que era uma pessoa negra, mas também de trazer essa problematização para a internet.

  32. Joyce Souza
    fev 16, 2016 @ 20:06 {Responder}

    Bom também é a criança poder conviver com negros! Eu sou filha de mãe negra e pai branco, o que torna branca para os negros e negra para os brancos, me considero negra diante dos traços e da cor da pele! Tenho duas filhas, brancas, o pai é branco, e desde é cedo elas já convivem com a miscelânea e veem mulheres negras fortes, pessoas bem sucedidas e constroem seu mundo e seus relacionamentos sem levar em consideração a cor da pele de ninguém!

Deixe um comentário





  • * obrigatório