22 jan 2016

Não se afaste da sua amiga grávida.

Post por Isabela Kanupp às 20:56 em Feminismo, Maternidade

Amiga grávida

No ensino médio eu tive uma grande amiga: estudávamos juntas, matávamos aulas juntas, bebíamos juntas. É, eu não fui um exemplo de filha adolescente.
E um dia essa amiga me contou que estava grávida do namorado, eu não lembro como foi minha reação, mas eu sei que naquela época começamos a nos afastar.

Eu não sabia como agir naquela situação, eu não sabia ser amiga de uma grávida. Os mundos pareciam totalmente diferentes – e talvez, não fossem tanto na prática -, eu não sabia o que dizer, não sabia como agir e me sentia totalmente deslocada. O que se conversa com uma grávida? Ignorei completamente que ali estava a minha amiga, ela continuava sendo a minha amiga, ela continuava sendo a menina que conheci, só que agora, ela estava grávida.

Já falei aqui sobre a solidão da mulher mãe, e todas nós que somos mães sabemos como nossos amigos se afastam quando estamos grávidas. A gravidez – e depois o nascimento dos filhos – é um enorme filtro social. Ali vemos quem está do nosso lado, quem era amigo mesmo, e quem era amigo de role. E talvez, naquela época, eu tenha sido uma péssima amiga.

Só fui recordar de como me afastei recentemente. Só fui entender o meu afastamento recentemente.
Me reaproximei dela quando eu estava grávida. Ela era minha única referência de mãe jovem. Porém existe essa lacuna, a lacuna que eu estava ali mas não estava. Hoje estou do outro lado, e sei como que é essa solidão, essa ausência das amigas (que eu tive algumas durante a gravidez e tantas outras sumiram).

Então se você tem uma amiga grávida, não se afaste dela. Sei que pode ser um universo totalmente diferente, mas acredite, a sensação é igual para as duas. Ambas estão tentando aprender a lidar com essa situação: ela não se encaixa mais no seu mundo, mas você também não se encaixa no mundo dela. Mas existe algo ai, vocês continuam sendo vocês.

O melhor é que ainda dá tempo. Dá tempo de ser uma amiga que não se afasta, dá tempo de ser uma amiga presente. Então separei  atitudes que podem evitar esse afastamento:

 

Se mantenha a par da gestação.

Mostre que você se importa. As vezes a sua amiga grávida está sem saber tanto quanto você, talvez seja uma boa hora para aprenderem juntas. Não tenha vergonha de perguntar e de demonstrar que não faz a mínima ideia do que ela ta falando.

Ofereça ajuda.

Ofereça sua ajuda, o fim da gestação pode ser um período complicado e muitas ficam com a mobilidade comprometida – sério, não é legal aquele barrigão enorme, não é legal não conseguir amarrar o próprio tênis. Se sua amiga já tem um filho então, é pior.
Ofereça ajuda, seja para ir ao mercado, para acompanhá-la ao médico se necessário, para ir comprar as coisas para o bebê que está chegando, ou até mesmo para fazer algo na casa dela.
Você pode também se oferecer para ficar com o filho mais velho, para que ela tenha tempo de fazer qualquer coisa ou apenas descansar.

Dê presentes que sejam úteis.

Nem sempre estamos em uma boa situação financeira e a gravidez pode agravar muito essa situação. Sei que as vezes queremos dar um “mimo” para a amiga gestante, mas procure saber se ela está precisando daquilo, ou se o seu dinheirinho não seria melhor usado comprando algo que ela realmente está precisando.

Seja presente.

Entenda que é mais fácil para você se locomover até ela, do que ela até você. Entenda que mesmo na gestação – e principalmente depois – não temos mais essa liberdade de ir e vir, de horários e tudo mais. Seja presente. Vá até a casa dela, converse, acolha, mesmo que você não entenda o momento que ela esteja passando, se faça ouvinte.

 

No mais, em toda relação é necessário um trabalho e dedicação mútua. Faça a sua parte, seja presente, seja amiga de verdade e seja paciente. Garanto que valerá a pena.

 

 

 

Facebook | Instagram | Twitter

 

 

Caso queira nos apoiar, poderá doar qualquer valor:









Caixa Econômica Federal
Agência: 4490 – Operação: 013 – Conta Poupança: 3987-8
*Para doar não é necessário se cadastrar no PagSeguro ou no Paypal.


3 comentários para "Não se afaste da sua amiga grávida." | Adicione o seu »

  1. jan 22, 2016 @ 21:18 {Responder}

    […] Não se afaste da sua amiga grávida. […]

  2. Mayara Fernanda
    fev 26, 2016 @ 10:10 {Responder}

    Eu tenho uma melhor amiga. Ela engravidou, estive o tempo todo por perto (inclusive cuidando da filha dela no dia do casamento). Brigamos. Ela engravidou novamente e eu acompanhava as noticias sobre a gestação pela internet. Isso me matava.
    Vi o link desse texto no facebook e mandei uma mensagem para ela dizendo que estava com saudades.
    Vamos nos reencontrar esse final de semana.
    Obrigada pelo empurrãozinho, Isa (me achando intíma ja).

Deixe um comentário





  • * obrigatório